SÓ AGORA COMEÇOU

0 Ratings

O novo livro que o ex-primeiro ministro José Sócrates escreveu na prisão sobre o processo que abalou a justiça e a política em Portugal. Prefácio de Dilma Rousseff.

Add to BookShelf

Overview

Lava jato e operação marquês. Moro e Alexandre. Há um fio que os une e que é produto de um certo storytelling – essa ambição que as televisões na verdade nunca abandonaram: somos nós que criamos os personagens. Certo: a Globo dá a Moro o prémio de personalidade do ano; a SIC faz uma entrevista de vida a Carlos Alexandre. A pulsão de fama na construção da narrativa do novo grande homem torna tudo o mais secundário – o escrúpulo no cumprimento da lei, os direitos individuais, as campanhas difamatórias contra inocentes.
A ascensão destas celebridades é sempre marcada pelo atropelo às regras da classe, o que antecede o respetivo ajuste de contas no final. A comunidade jurídica não perdoará ser instrumentalizada por alguns ao serviço da política, nem perdoará perder a gravitas que sempre cultivou, nem permitirá ser arrastada para lamentáveis espetáculos de sapateado e de vaidade de onde sabe que sairá sempre a perder. Afinal, quantos destes já vimos aparecer no espaço público? Di Pietro, Garzón, Eva Joly: a construção de biografias políticas a partir da justiça começa com discursos épicos, aventuras tumultuosas e não raro acaba na solidão de regresso ao real: praças desertas onde só as pedras respondem. Personagens sem consequência. Peões no jogo dos outros.

Veja a notícia do Expresso a este depoimento de José Sócrates (aqui)

Compartilhar:

BOOK DETAILS
  • Hardcover: NA
  • Publisher: Actual Editora
  • Language: Português
  • ISBN-10: 9789896946074
  • Dimensions: NA
Customer Reviews

Average customer rating

0 Ratings
Be the first to review “SÓ AGORA COMEÇOU”

O seu endereço de email não será publicado.

There are no reviews yet.

SHARE THIS BOOK

Registration

Forgotten Password?