PORQUE FLUTUAM OS MEUS CEREAIS?

0 Ratings

A explicação da ciência para esta e outras questões do nosso dia a dia

Add to BookShelf

Overview

Como sobe a água pelos canos até ao meu chuveiro?
Compensa trocar de faixa no trânsito?
Como funciona um despertador?
Por que razão se enrolam os fios dos auriculares?
Como voa um avião?

A rotina diária está repleta de questões para as quais nem sempre temos resposta. Sabemos que se abrirmos uma torneira sairá água e que se carregarmos num interruptor uma luz irá acender-se. Mas como? e porquê?

Disciplinas como a Biologia, a Geologia, a Química, a Física e a Matemática, foram sendo desenvolvidas na expectativa de encontrar uma solução para os enigmas do Universo e do mundo natural. e conseguiram. Só que nem sempre as explicações de cientistas e investigadores são fáceis de entender pelo público em geral.

Neste livro, Adriano Cerqueira, produtor de «90 Segundos de Ciência», programa que ganhou o Prémio Gulbenkian Conhecimento em 2019 e que dá a conhecer as novas descobertas e os trabalhos dos cientistas portugueses, explica de forma simples e lógica algumas das dúvidas mais comuns do nosso dia a dia. Desde que acordamos até que adormecemos, o autor mostra-nos como a ciência está presente em todos os momentos da nossa vida, ainda que nem sempre tenhamos noção disso.

NOTA DO AUTOR
«Hoje em dia, toda essa informação está à distância de um clique mas nem sempre sabemos onde ou como a procurar. Este livro procura ser assim uma ferramenta agregadora de respostas a algumas das dúvidas mais comuns do nosso dia-a-dia.»

«Independentemente da ordem em que os cereais entram na taça, estes costumam adoptar sempre os mesmos comportamentos. Embora todos flutuem, alguns juntam-se em pequenos aglomerados, enquanto outros são relegados para as paredes da taça. Isto não se deve a algum concurso de popularidade entre os diferentes flocos mas sim a algumas regras físicas conhecidas como o Efeito Cheerio.
Para chegar a este efeito os cientistas tiveram que olhar para três conceitos físicos: a flutuação, a tensão de superfície e o menisco dos líquidos.»
Adriano Cerqueira, Porque flutuam os meus cereais?

Compartilhar:

BOOK DETAILS
  • Hardcover: NA
  • Publisher: Manuscrito Editora
  • Language: Português
  • ISBN-10: 9789898975515
  • Dimensions: NA
Customer Reviews

Average customer rating

0 Ratings
Be the first to review “PORQUE FLUTUAM OS MEUS CEREAIS?”

O seu endereço de email não será publicado.

There are no reviews yet.

Registration

Forgotten Password?