MULHERES ENCLAUSURADAS

0 Ratings

As ordens religiosas femininas em Portugal nos séculos XVI a XVIII. Um retrato elucidativo e surpreendente da vida nos conventos em Portugal.

Poupe 10%

Add to BookShelf

Overview

Nos séculos XVI a XVIII, milhares de mulheres, algumas muito jovens, provenientes dos estratos superiores da sociedade portuguesa, encerraram-se ou foram encerradas para toda a vida em conventos de clausura.

Muitas delas não sentiam particular vocação religiosa. Em geral, era por imposição dos pais, preocupados em deixar a herança nas mãos dos primogénitos masculinos, que faziam a sua entrada nos claustros.

Essas vocações forçadas levaram a que, num grande número de conventos, o comportamento das religiosas estivesse longe do que seria esperado. A recusa da clausura esteve na origem de tentativas de fuga e de distúrbios psicológicos atribuídos a intervenção demoníaca – e objecto, por isso, da vigilância da Inquisição.

Sucederam-se também graves desvios às regras estabelecidas, nomeadamente no que dizia respeito à castidade e à obediência. Até que a própria sobrevivência da instituição monástica foi sendo posta em causa.

Compartilhar:

BOOK DETAILS
  • Hardcover: NA
  • Publisher: Casa das Letras
  • Language: Português
  • ISBN-10: 9789896612481
  • Dimensions: NA
Customer Reviews

Average customer rating

0 Ratings
Be the first to review “MULHERES ENCLAUSURADAS”

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

There are no reviews yet.

SHARE THIS BOOK

Registration

Forgotten Password?