EINSTEIN E LENINE EM MOSCOVO

0 Ratings

Polémicas filosóficas da ciência soviética Os escritos de Boris Hessen constituem o testemunho de um dos mais notáveis pensadores da era soviética.

Add to BookShelf

Overview

A chegada de Estaline ao poder deixou uma marca indelével na cultura e na ciência russas. A música, a literatura, as belas-artes tiveram de se conformar aos ditames do realismo socialista e as ciências sociais transformaram-se num permanente canto de louvores ao secretário-geral. As ciências agrárias, sob a direção de Trofim Lysenko, conduziram a genética à marginalidade e a agricultura ao desastre. Um dos campos científicos que resistiu, e até prosperou, foi a física, que alcançou prestígio internacional através de cientistas como Igor Tamm ou Lev Landau.

Boris Hessen assume um papel muito decisivo neste processo. Contrariando aqueles que atacavam o trabalho de Einstein ou Schrödinger como «ciência burguesa» ou «idealismo», empenha-se na defesa da teoria da relatividade e da mecânica quântica, rejeitando qualquer tentativa de apreciar as novas teorias físicas com base nas convicções políticas ou filosóficas dos seus autores.

Os escritos de Hessen aqui apresentados dão um testemunho precioso do trabalho de um dos mais notáveis e influentes pensadores da era soviética. Os textos foram seleccionados e traduzidos do russo por Rui Borges e são precedidos de uma introdução sobre a época e o trabalho de Boris Hessen.

Compartilhar:

BOOK DETAILS
  • Hardcover: NA
  • Publisher: Parsifal
  • Language: Português
  • ISBN-10: 9789898760838
  • Dimensions: NA
Customer Reviews

Average customer rating

0 Ratings
Be the first to review “EINSTEIN E LENINE EM MOSCOVO”

O seu endereço de email não será publicado.

There are no reviews yet.

SHARE THIS BOOK

Registration

Forgotten Password?