-
Genre:HISTÓRIA, HISTÓRIA UNIVERSAL
-
Originally Published:7/2021
-
Language:Português
Overview
A chegada de Estaline ao poder deixou uma marca indelével na cultura e na ciência russas. A música, a literatura, as belas-artes tiveram de se conformar aos ditames do realismo socialista e as ciências sociais transformaram-se num permanente canto de louvores ao secretário-geral. As ciências agrárias, sob a direção de Trofim Lysenko, conduziram a genética à marginalidade e a agricultura ao desastre. Um dos campos científicos que resistiu, e até prosperou, foi a física, que alcançou prestígio internacional através de cientistas como Igor Tamm ou Lev Landau.
Boris Hessen assume um papel muito decisivo neste processo. Contrariando aqueles que atacavam o trabalho de Einstein ou Schrödinger como «ciência burguesa» ou «idealismo», empenha-se na defesa da teoria da relatividade e da mecânica quântica, rejeitando qualquer tentativa de apreciar as novas teorias físicas com base nas convicções políticas ou filosóficas dos seus autores.
Os escritos de Hessen aqui apresentados dão um testemunho precioso do trabalho de um dos mais notáveis e influentes pensadores da era soviética. Os textos foram seleccionados e traduzidos do russo por Rui Borges e são precedidos de uma introdução sobre a época e o trabalho de Boris Hessen.
Compartilhar:
BOOK DETAILS
- Hardcover: NA
- Publisher: Parsifal
- Language: Português
- ISBN-10: 9789898760838
- Dimensions: NA
PREVIEW
Gallery Empty !
Average customer rating
There are no reviews yet.