DIÁRIO DE UMA VIAGEM A PORTUGAL E AO SUL DE ESPANHA

0 Ratings

Uma viagem ao Portugal de mil e oitocentos pela filha do poeta William Wordsworth

Add to BookShelf

Overview

“As portuguesas tricotam de forma magnífica e com grande rapidez; e nós, inglesas, poderíamos receber delas umas lições”, observa fascinada Dorothy Wordsworth Quillinan. Filha do poeta William Wordsworth, a autora tinha 39 anos quando casou contra a vontade do pai, com Edward Quillinan, um oficial britânico, nascido em Portugal, que traduzia para inglês os poetas portugueses.

No dia 7 de Maio de 1845, partem de Southampton, no vapor Queen, rumo ao Porto. O diário dessa viagem é um documento único sobre o Portugal de mil e oitocentos. O poder de observação da autora, o seu sentido de humor e as comparações com o mundo de onde veio conferem à narrativa uma memorável perspetiva sociológica.

Os portugueses são vistos com inegável ternura, mas o relato é equilibrado no elogio e na crítica, particularmente feroz quando se dirige às nossas elites.

A autora percorre grande parte do Norte e Centro, de Guimarães a Valença, de Castro Daire a Viseu, navega ao longo do Douro e do Lima, visita igrejas e monumentos, florestas e vinhas, até acabar, deslumbrada, em Cintra e Collares. Espanta-se com o trabalho de madeira, fica horrorizada com as estradas portuguesas, apaixona-se pela fauna e flora, intriga-se com a gastronomia. Cita poetas, de Camões a Gil Vicente, evoca escritores britânicos como Lorde Byron.

Uma obra que resiste à passagem do tempo: nesse Portugal e nos portugueses que ela retrata reconhecemo-nos hoje prontamente.

Compartilhar:

BOOK DETAILS
  • Hardcover: NA
  • Publisher: ASA
  • Language: Português
  • ISBN-10: 9789892349329
  • Dimensions: NA
Customer Reviews

Average customer rating

0 Ratings
Be the first to review “DIÁRIO DE UMA VIAGEM A PORTUGAL E AO SUL DE ESPANHA”

O seu endereço de email não será publicado.

There are no reviews yet.

Registration

Forgotten Password?