ANGOCHE

0 Ratings

Um romance puramente ccional escrito com base num mistério verdadeiro, decorrido em plena Guerra Colonial. Apesar da ampla investigação levada a cabo na época, passados 50 anos ainda se desconhecem as reais causas e motivações por detrás deste episódio da nossa História recente.

Add to BookShelf

Overview

Nacala, 23 de abril de 1971. Um navio da Marinha mercante portuguesa parte desse porto moçambicano com destino a Porto Amélia (hoje, Pemba). A bordo leva a tripulação e um civil, num total de vinte e quatro almas, bem como um importante carregamento de material de guerra destinado ao Exército português no Ultramar. No dia seguinte, de madrugada, um petroleiro encontra esse mesmo navio, de seu nome Angoche, à deriva, incendiado e sem ninguém a bordo, como se de um navio-fantasma se tratasse.

De imediato, a PIDE/DGS abre um inquérito. Os relatórios iniciais mencio- nam duas explosões, e as teorias para o que aconteceu surgem em catadupa. Não faltam presumíveis culpados a quem apontar o dedo, mas não há provas. Para adensar o mistério, na noite do desaparecimento do Angoche, uma portuguesa, que trabalhava num cabaré da cidade da Beira e é tida como amante de um o cial da Marinha, cai de um edifício. Suicídio ou assassinato, as circunstâncias da sua morte nunca são verdadeiramen- te esclarecidas, e a dúvida paira…

Depois do 25 de Abril, os relatórios da PIDE/DGS desaparecem. A carcaça do navio, ancorado no porto de Lourenço Marques, acaba por ser afun- dada. Se testemunhas houve, não falam.
Estes são os factos. A partir deles, Carlos Vale Ferraz constrói um romance puramente ccional, embora essencial e certeiro, sobre moralidade e heroísmo; e onde se demonstra como a imagem de um país se pode construir, não de verdade e justiça, mas da glori cação dos seus mais vergonhosos feitos.

Compartilhar:

BOOK DETAILS
  • Hardcover: NA
  • Publisher: Porto Editora
  • Language: Português
  • ISBN-10: 9789720034038
  • Dimensions: NA
Customer Reviews

Average customer rating

0 Ratings
Be the first to review “ANGOCHE”

O seu endereço de email não será publicado.

There are no reviews yet.

BOOKS BY CARLOS VALE FERRAZ

ANGOCHE
16,60

SHARE THIS BOOK

Registration

Forgotten Password?