Overview
«O Mundo às Avessas é a crónica do nosso mundo, onde o regresso da guerra, a surpresa da pandemia e a ressurgência do autoritarismo vieram pôr em causa a paz, o direito e a estabilidade que prevaleceram na política internacional durante 30 anos.» — Carlos Gaspar, Prefácio
O Mundo às Avessas é um exercício de opinião. E, como toda a opinião, é um exercício de cidadania. A opinião exige três coisas em simultâneo: atenção constante à actualidade, capacidade analítica para a interpretar e tomada de posição sobre ela. Na política internacional cada caso é um caso, mas há um princípio geral que atravessa todas as crónicas deste livro: a importância dos valores na política internacional. Porque, no longo prazo, quem sacrifica os valores em função dos interesses acaba por perder também os próprios interesses.
E é por isso que Severiano Teixeira toma partido. Contra a lei da força, a favor da força da lei. Contra a guerra, a favor da paz — uma paz justa que não beneficie o agressor nem penalize a vítima. Contra a autocracia, em defesa da democracia. Em defesa de um Portugal de destino europeu, pertença atlântica e vocação global. «Quantas vezes ao ligar a televisão, ao abrir o jornal, me surpreendi com as notícias.
O Reino Unido fora da União Europeia? Um presidente americano que conspira contra a democracia na América? Um vírus que põe o planeta em pandemia? Uma guerra na Europa, como a que julgávamos banida desde a Segunda Guerra Mundial? Incêndios descontrolados e ao mesmo tempo inundações gigantescas? Com tantos recursos, como é que a fome não pára de crescer no mundo? E tantos refugiados e naufrágios que não cessam no Mediterrâneo? A ordem internacional em crise e a democracia em perigo? Este mundo anda às avessas! Quantas vezes o disse a mim próprio? Não sei quantas, mas sei que foi assim que nasceu a ideia.
Compartilhar:
BOOK DETAILS
- Hardcover: NA
- Publisher: NA
- Language: NA
- ISBN-10: NA
- Dimensions: NA
PREVIEW
Gallery Empty !
Average customer rating
There are no reviews yet.